• AMBIENTE E SAÚDE NA REGIÃO DOS PIRINEUS, ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DAS CONDIÇÕES DE VIDA E DE SAÚDE EM PEQUENOS TERRITÓRIOS

A pesquisa tem como principal objetivo estudar as associações entre as características físicas e sociais do ambiente e as condições de saúde em nível de desagregação de vizinhança (micro-áreas) na Região dos Pirineus do Entorno do Distrito Federal. Propõe-se também analisar as percepções e representações sobre saúde de pessoas da comunidade e avaliar o instrumento de coleta de dados quantitativos do ponto de vista cognitivo.

• DIÁLOGOS GEOGRÁFICOS PROFISSIONAIS

Projeto de Extensão que visa difundir e divulgar as possibilidades e campos profissionais para graduandos em Geografia. Para realização do projeto foi elaborado uma identidade visual e a partir dela diversos outros produtos gráficos e audio-visuais. Em destaque os programas são transmitidos ao vivo e também editados e divulgados no canal do You Tube. CLIQUE AQUI E VEJA NOSSO CANAL

• PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E CAPACITAÇÃO PARA GOVERNANÇA E GESTÃO PÚBLICA DA EMPREGABILIDADE NO BRASIL - PROGRAMA DE EMPREGABILIDADE: QUALIFICA BRASIL

O projeto prevê ação modular que engloba o estado da arte do mercado de trabalho no Brasil, visando prospectar as cadeias produtivas de futuro que demandam qualificação dentro das metodologias IDEAL, Especialização Inteligente, Teoria de Sistemas e as estratégias de Gestão Pública e Governança de Pessoas e da Informação.

• OBESERVATÓRIO DAS  DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS (ODISSEIA)

O objetivo geral é entender os diferentes níveis de interação das dinâmicas sociais e ecológicas no contexto das mudanças climáticas, ambientais e sociodemográficas com a finalidade de encontrar, junto aos atores locais, possíveis soluções sustentáveis para adaptação. Estas soluções, atreladas à minimização dos impactos sobre o meio ambiente, têm o potencial de aumentar a capacidade de subsistência e, de modo geral, promover uma melhoria na qualidade de vida da população. A proposta tem foco nas populações mais vulneráveis, nos meios rural e urbano de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Caatinga. Em cada uma deles, as populações rurais e urbanas enfrentam situações climáticas extremas, tais como os recentes eventos de cheias e secas.

• PRÊMIO DE FOTOGEOGRAFIA

O Prêmio Brasileiro de Fotogeografia, é uma iniciativa do Laboratório de Geoiconografia e de Multimídias – LAGIM, vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, e nesta segunda edição, no ano de 2017, terá como tema: Água na Cidade. O LAGIM, criado no ano de 2010, vem atuando em projetos de pesquisa e extensão que visam proporcionar aos discentes e docentes um eixo temático inovador no âmbito da ciência geográfica, tendo como pilar a relação da imagem com a Geografia.

• ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO DF

O Projeto tem por finalidade estreitar os vínculos entre os graduados em Geografia, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, com os profissionais já graduados e que estejam em plena atividade profissional. Tal interação se dará pela realização de diálogos mediados por um professor convidado. Se espera atingir toda a comunidade geográfica, desde os alunos da UnB como de outras instituições.

• DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS
    • Vídeos para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
    • Vídeo "Segurança Hídrica"
    • Conhecendo dos fenômenos naturais do planeta Terra: guia do professor